O bairro da Cidade Nova surgiu por iniciativa do Prefeito da época Haroldo Heráclito Tavares da Silva, em parceria com o bispo Dom Floriano Loewenau e a comunidade em geral, que comovidos com a problemática das enchentes que desabrigava os ribeirinhos, organizaram-se em mutirão para a formação do bairro.
A educação no bairro é um incentivo para o progresso e o exercício da cidadania. Os responsáveis pela formação básica dos educandos são os professores das escolas, Dr. Raymundo Chaves e Dom Floriano Loewenau. Esta última, no ano de 2012, ficou sob a responsabilidade dos alunos e profissionais das Creches Emaús e Pequeno Polegar.
A Escola Municipal “Dom Floriano Loewenau” atende uma clientela de alunos na faixa etária de 04 a 14 anos, distribuídos nos níveis de ensino Educação Infantil (Pré I e II) e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Os discentes são oriundos de bairros diversificados (São Francisco, Cidade Nova, Bela Vista, etc.) e, em sua maioria, pertencem a famílias de baixo poder aquisitivo, sendo que destes aproximadamente 90% são beneficiários de programas sociais do Governo Federal.